ASE (Altimetry System Error)
Erro do Sistema de Altimetria é a diferença entre a altitude indicada pelo altímetro e a altitude de pressão geométrica. Em outras palavras, ASE é a diferença entre a altitude indicada nos equipamentos de bordo ou do piloto, ou controlador de solo, ou dos sistemas das aeronaves e a altitude real. Quanto menor o ASE, mais seguro o voo!
Atualmente, o ASE de todas as aeronaves das Regiões da América do Sul e do Caribe é calculado no Laboratório de Altimetria da CARSAMMA, a partir de dados obtidos de um Voo de Monitoração e de condições meteorológicas. Esse voo de Monitoração é realizado por uma empresa especializada que não possui vínculo algum com a CARSAMMA.
Durante o voo de Monitoração, a aeronave deverá estar em voo reto, nivelado, por vinte minutos e no Espaço Aéreo RVSM. Após este voo, a empresa especializada envia os dados à CARSAMMA que, em software produzido pela FAA, calcula o ASE (Erro do Sistema de Altimetria). Posteriormente, a CARSAMMA envia o ASE às respectivas Autoridades de Aviação Civil ou Militar para fins de homologação RVSM.
Um dos critérios para a aeronave ser considerada “apta” para voar no Espaço Aéreo RVSM é o ASE que não deve extrapolar os limites de ±200ft. Outros critérios também serão observados pelas Autoridades de Aviação Civil de cada Estado, tais como: certificação da tripulação e de equipamentos da aeronave.
Exemplo de GMU completo – Equipamento que coleta dados de Altimetria no Voo de Monitoração.
GMU instalado a bordo de uma aeronave.