Auditoria de Status de Aprovação RVSM
É um processo de coleta, verificação, consolidação, processamento e disponibilização das informações dos registros das aeronaves aprovadas para operações no Espaço Aéreo RVSM. É um trabalho realizado periodicamente visando a Segurança Operacional. O objetivo principal do processo de auditoria é identificar as aeronaves que voaram no Espaço Aéreo RVSM sem a devida aprovação, e compartilhar essas informações com as Autoridades de Aviação Civil e com as outras Agências Regionais de Monitoração do mundo.
No processo de auditoria, caso alguma aeronave seja identificada como não homologada, a CARSAMMA contacta a Autoridade de Aviação Civil (AAC) da região correspondente; esta AAC verifica se a aeronave realmente não tem homologação; neste caso, cabe à AAC tomar as providências cabíveis junto ao explorador; se houver a documentação com a devida aprovação, a AAC envia o documento à CARSAMMA, que atualiza seu banco de dados com a informação recebida.
O formulário F2 é o documento fornecido pela AAC de cada Estado, que oficializa a certificação RVSM da aeronave junto à RMA, dando a ela o status de aprovada para voar no Espaço Aéreo RVSM.
O formulário F3, por sua vez, é o documento que cancela o status da aeronave de aprovada RVSM.
Atualmente, a CARSAMMA está testando o formato eletrônico desses formulários, disponível também em nosso Portal.