O Briefing Diário ATFM tem por objetivo manter a segurança e otimizar o fluxo de tráfego aéreo no espaço aéreo brasileiro, com base nos cenários previstos diariamente.

Informações de Briefing Diário ATFM Atualizado em 29/06/2024 às 12:48 UTC

Painéis de controle para monitoramento, consultas e planejamento, a fim de contribuir no processo decisório nos níveis estratégico, tático e operacional.

Acompanhe o planejamento para períodos de feriados, férias, CARNAVAL, NATAL e ANO NOVO.

Sem informações de planejamento estratégico.
Sem informações de previsão de demanda.
Sem informações de Calendário.

Os procedimentos de contingência são aqueles a serem adotados em eventos específicos, de média ou longa duração, e que podem gerar impactos na malha aérea do país.

Sem informações de Contingência.
Sem informações de Calendário.

O RPL é o Plano de Voo relativo a uma série de voos regulares, com base no registro dos serviços de transporte aéreo, que se realiza frequentemente, com idênticas características básicas, apresentado pelo explorador para retenção e uso repetitivo pelos órgãos ATS.

(Ref.: ICA 100-11)

Calendário de RPL
Aeródromo Coordenado - Informações Específicas Atualizado em 04/10/2023 às 13:54 UTC

O Plano de Desvios em Condições Meteorológicas Severas (SWAP) tem por objetivo orientar em nível estratégico as ações adotadas no nível tático por ocasião de cenários operacionais com condições meteorológicas severas que impliquem na necessidade de evitar um determinado espaço aéreo mantendo níveis mínimos de eficiência operacional no SISCEAB.

Informações meteorológicas que visam apoiar toda a comunidade aeronáutica na vigilância e previsões meteorológicas para auxiliar no planejamento e execução dos serviços ATM.

Briefing Diário Meteorológico Atualizado em 30/06/2024 às 13:02 UTC
Atualizações Meteorológicas Atualizado em 30/06/2024 às 09:12 UTC
Cinzas Vulcânicas Atualizado em 04/06/2020 às 21:15 UTC
Sistema de Tempo Severo Convectivo

O Sistema de Tempo Severo Convectivo - STSC tem por objetivo a localização e o monitoramento de células convectivas em seu estágio mais ativo, nuvens cumulonimbus (CB), que devido ao seu desenvolvimento vertical impactam consideravelmente o espaço aéreo e assim a operação das aeronaves em voo. A taxa de atualização é sempre inferior a 3 minutos. Esta rápida atualização visa, em especial, atender diretamente aos sistemas de Gerenciamento e Controle do Tráfego Aéreo. Cada célula convectiva identificada é registrada e contempla suas demais características associadas como a posição geográfica, horário e fonte originadora (Radar e/ou DEA - Descargas Elétricas Atmosféricas). A interface WEB, disponível na REDEMET, possibilita visualizar a posição reinante das células convectivas. Cada célula corresponde a uma circunferência com diâmetro de 10km, cuja marcação interna corresponde ao dado base utilizado para classificar a respectiva formação, que pode ser DEA e/ou Radar.

Monitoramento Obras/Inoperâncias

O Monitoramento de Obras e Inoperâncias tem por objetivo divulgar informações de NOTAM sobre obras e/ou inoperâncias de auxílios à navegação aérea vigentes em 39 aeroportos brasileiros pré-selecionados, bem como, relatar os possíveis níveis de impactos que poderão ser gerados por tais ocorrências.



Apresentação Obras - SDU - CHG Sem informações no momento.

A agenda de eventos permite o acompanhamento da programação diária, mensal a anual de reuniões, fóruns e debates.





Formato 12h
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Planejamento concluído na fase pré-tática, baseado em hipóteses desenvolvidas na fase estratégica, cujo objetivo é otimizar a eficiência do Sistema de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) e balancear demanda e capacidade.

Plano Diário ATFM (PDA) Atualizado em 29/06/2024 às 20:59 UTC

Acompanhe o planejamento para períodos de feriados, férias, CARNAVAL, NATAL e ANO NOVO.

Sem informações de planejamento estratégico.
Sem informações de previsão de demanda.
Sem informações de Calendário.

Os procedimentos de contingência são aqueles a serem adotados em eventos específicos, de média ou longa duração, e que podem gerar impactos na malha aérea do país.

Sem informações de Contingência.
Sem informações de Calendário.

O RPL é o Plano de Voo relativo a uma série de voos regulares, com base no registro dos serviços de transporte aéreo, que se realiza frequentemente, com idênticas características básicas, apresentado pelo explorador para retenção e uso repetitivo pelos órgãos ATS.

(Ref.: ICA 100-11)

Calendário de RPL

Acompanhe neste submódulo os horários recomendados para Inspeção em Voo



Informações meteorológicas que visam apoiar toda a comunidade aeronáutica na vigilância e previsões meteorológicas para auxiliar no planejamento e execução dos serviços ATM.

Sem informação de Briefing Diário Meteorológico.
Sem informação de Cinzas Vulcânicas.

Acompanhe o planejamento para períodos de feriados, férias, CARNAVAL, NATAL e ANO NOVO.

Planejamento Estratégico Atualizado em 20/08/2020 às 21:46 UTC
Sem informações de Calendário.

Os procedimentos de contingência são aqueles a serem adotados em eventos específicos, de média ou longa duração, e que podem gerar impactos na malha aérea do país.

Plano de Contingência 2016 Atualizado em 25/05/2018 às 20:05 UTC
Sem informações de Calendário.

O RPL é o Plano de Voo relativo a uma série de voos regulares, com base no registro dos serviços de transporte aéreo, que se realiza frequentemente, com idênticas características básicas, apresentado pelo explorador para retenção e uso repetitivo pelos órgãos ATS.

(Ref.: ICA 100-11)

Calendário de RPL

Informações meteorológicas que visam apoiar toda a comunidade aeronáutica na vigilância e previsões meteorológicas para auxiliar no planejamento e execução dos serviços ATM.

Briefing Diário Meteorológico Atualizado em 29/06/2024 às 12:44 UTC
Cinzas Vulcânicas Atualizado em 04/06/2020 às 21:15 UTC

Apresentam as análises do que foi planejado e executado, pontuando aspectos positivos e negativos objetivando planejamentos futuros.





Eventos Especiais Atualizado em 14/08/2020 às 12:39 UTC

Acompanhe a relação das sextas-feiras mais congestionadas no ano e os planejamentos para os principais períodos de feriados, férias, CARNAVAL, NATAL e ANO NOVO.

Sem informações de planejamento estratégico.
Sem informações de planejamento estratégico.
Sem informações de Calendário.

Os procedimentos de contingência são aqueles a serem adotados em eventos específicos, de média ou longa duração, e que podem gerar impactos na malha aérea do país.

Sem informações de Contingência.
Sem informações de Calendário.

O RPL é o Plano de Voo relativo a uma série de voos regulares, com base no registro dos serviços de transporte aéreo, que se realiza frequentemente, com idênticas características básicas, apresentado pelo explorador para retenção e uso repetitivo pelos órgãos ATS.

(Ref.: ICA 100-11)

Calendário de RPL

Projetos de curto, médio e longo prazos objetivando melhorias para todos os usuários do espaço aéreo brasileiro.

Informações de Estrutura do Espaço Aéreo Atualizado em 28/04/2018 às 12:15 UTC

O Anuário Estatístico de Tráfego Aéreo contém um valoroso acervo de dados estatísticos que transmite ao leitor informações quantitativas confiáveis sobre o cenário atual da aviação no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Os dados disponibilizados permitem identificar padrões de comportamento, como tendência e sazonalidade, existentes nos aeroportos e no espaço aéreo brasileiro.

Confira, a seguir, os anuários disponíveis:

O CGNA disponibiliza para a Comunidade ATM as previsões de demanda ANUAL e QUINQUENAL, considerando os 34 principais aeródromos do país, com o objetivo de contribuir para o planejamento ATM e a tomada de decisões gerenciais. A previsão ANUAL poderá sofrer atualizações mensais, enquanto a previsão QUINQUENAL (para os próximos cinco anos) deve ser atualizada uma vez por ano, em janeiro.

Previsão Anual 2022 Atualizado em 23/02/2022 às 11:19 UTC
Previsão Quinquenal 2023-2027 Atualizado em 18/04/2023 às 13:12 UTC

O Relatório Comparativo é composto de um acervo de dados estatísticos, tendo em vista poder disponibilizar informações relativas ao comportamento do tráfego aéreo nos principais aeródromos nacionais, tendências e suas principais características.

Relatório Comparativo
50 Aeródromos

Este relatório disponibiliza as principais informações do último mês fechado, sobre 50 aeródromos.


Relatório Espaço Aéreo

Este relatório disponibiliza as principais informações do último mês fechado, sobre o espaço aéreo controlado brasileiro.


Relatório Comparativo
100 Aeródromos

Este relatório disponibiliza as principais informações do último mês fechado, sobre 100 aeródromos com resumo dos indicadores de performance.


Relatório Comparativo
100 Aeródromos Detalhado

Este relatório disponibiliza um resumo por aeródromo, do último mês fechado, sobre 100 aeródromos.


Relatório KPA Previsibilidade

Este relatório contém indicadores de Pontualidade do último mês e Variabilidade do Tempo de Voo do penúltimo mês fechado.


Relatório Previsões

Este relatório traz o acompanhamento do movimento realizado e previsto do último mês fechado, junto com a previsão de curto prazo (1 mês), médio prazo (1 ano) e longo prazo (5 anos).


Relatório KPA
Capacidade de Aeródromo

Este relatório contém indicadores de Capacidade, Taxa Pico e a Relação Demanda e Capacidade do último mês fechado.


Acompanhe as informações referentes ao Plano de Operações.

Plano de Operações Atualizado em 16/01/2024 às 12:27 UTC
Anexo II – Plano de Alternados Atualizado em 16/01/2024 às 12:29 UTC
 



Sem informações de planejamento estratégico.
Eventos Especiais - Cronograma Atualizado em 17/07/2020 às 13:40 UTC
 


 


O Playbook de Rotas tem por objetivo apresentar as Rotas Preferenciais (PREF), Alternativas (ALT) e Preferidas do Usuário (UPR) utilizadas no espaço aéreo brasileiro, dando previsibilidade aos usuários, além de permitir um melhor planejamento dos voos, visando aumentar a fluidez e a segurança operacional do tráfego aéreo.

Rotas Preferenciais e Alternativas

A aplicação de rotas preferenciais IFR tem por objetivo otimizar o uso do espaço aéreo, permitir melhor planejamento dos voos e aumentar a fluidez do tráfego aéreo, mantendo os elevados índices de segurança operacional, e serão aplicadas no espaço aéreo brasileiro, conforme descrito na AIP-Brasil Parte ENR 1.15.


UPR - Calendário de solicitação Atualizado em 25/04/2024 às 16:21 UTC

A Agência de Monitoração do Caribe e da América do Sul tem por objetivo monitorar o espaço aéreo RVSM, que se estende do nível de voo 290 ao 410, por meio da coleta dos reportes de Grande Desvio de Altitude (LHD – Large Height Deviation), da Auditoria de movimentos aéreos e da análise do Risco de Colisão Vertical que fundamentam parte das estratégias de segurança operacional das 34 Regiões de Informação de Voo (FIR – Flight Information Region) sob sua supervisão.