O Anuário Estatístico de Tráfego Aéreo contém um valoroso acervo de dados estatísticos que transmite ao leitor informações quantitativas confiáveis sobre o cenário atual da aviação no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Os dados disponibilizados permitem identificar padrões de comportamento, como tendência e sazonalidade, existentes nos aeroportos e no espaço aéreo brasileiro.
Confira, a seguir, os anuários disponíveis:
O CGNA disponibiliza para a Comunidade ATM as previsões de demanda ANUAL e QUINQUENAL, considerando os 34 principais aeródromos do país, com o objetivo de contribuir para o planejamento ATM e a tomada de decisões gerenciais. A previsão ANUAL poderá sofrer atualizações mensais, enquanto a previsão QUINQUENAL (para os próximos cinco anos) deve ser atualizada uma vez por ano, em janeiro.
O Relatório Comparativo é composto de um acervo de dados estatísticos, tendo em vista poder disponibilizar informações relativas ao comportamento do tráfego aéreo nos principais aeródromos nacionais, tendências e suas principais características.
Relatório Comparativo 100 Aeródromos
Aviação Geral
Este relatório disponibiliza as principais informações do último mês fechado relativas às operações nos principais aeródromos nacionais, tendências e suas principais características
Relatórios Especiais
Relatórios contendo informações específicas baseadas em eventos especiais.
Relatório Comparativo
50 Aeródromos
Este relatório disponibiliza as principais informações do último mês fechado, sobre 50 aeródromos.
Relatório Espaço Aéreo
Este relatório disponibiliza as principais informações do último mês fechado, sobre o espaço aéreo controlado brasileiro.
Relatório Comparativo
100 Aeródromos
Este relatório disponibiliza as principais informações do último mês fechado, sobre 100 aeródromos com resumo dos indicadores de performance.
Relatório Comparativo
100 Aeródromos Detalhado
Este relatório disponibiliza um resumo por aeródromo, do último mês fechado, sobre 100 aeródromos.
Relatório KPA Previsibilidade
Pontualidade
Este relatório contém indicadores de Pontualidade do último mês e Variabilidade do Tempo de Voo do penúltimo mês fechado.
Relatório KPA Previsibilidade
Tempo de Voo
Este relatório contém indicadores de Pontualidade do último mês e Variabilidade do Tempo de Voo do penúltimo mês fechado.
Relatório Previsões
Este relatório traz o acompanhamento do movimento realizado e previsto do último mês fechado, junto com a previsão de curto prazo (1 mês), médio prazo (1 ano) e longo prazo (5 anos).
Relatório KPA
Capacidade de Aeródromo
Este relatório contém indicadores de Capacidade, Taxa Pico e a Relação Demanda e Capacidade do último mês fechado.
Relatório KPA Eficiência
Tempo de Táxi
Este relatório disponibiliza as informações de tempo adicional e tempo de táxi dos principais aeroportos e companhias aéreas.
Acompanhe as informações referentes ao Plano de Operações.
Fonte de informação oficial para referenciar todas as publicações oficiais convencionais e não convencionais em vigor aprovadas pelo DECEA.
Legislações
- ICA 100-22 - Serviço de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo
- ICA 100-41 - Regras de Alocação de Slot para Aviação Geral em Aeródromos Coordenados
- ICA 102-5 - Endereçamento de Aeronaves
- MCA 100-14 - Capacidade do Sistema de Pistas
- MCA 100-17 - Capacidade de Setor ATC
- NOGEF - Normas Operacionais do Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo
- Publicações DECEA
Formulários
O Playbook de Rotas tem por objetivo apresentar as Rotas Preferenciais (PREF), Alternativas (ALT) e Preferidas do Usuário (UPR) utilizadas no espaço aéreo brasileiro, dando previsibilidade aos usuários, além de permitir um melhor planejamento dos voos, visando aumentar a fluidez e a segurança operacional do tráfego aéreo.
Rotas Preferenciais e Alternativas
A aplicação de rotas preferenciais IFR tem por objetivo otimizar o uso do espaço aéreo, permitir melhor planejamento dos voos e aumentar a fluidez do tráfego aéreo, mantendo os elevados índices de segurança operacional, e serão aplicadas no espaço aéreo brasileiro, conforme descrito na AIP-Brasil Parte ENR 1.15.
A Agência de Monitoração do Caribe e da América do Sul tem por objetivo monitorar o espaço aéreo RVSM, que se estende do nível de voo 290 ao 410, por meio da coleta dos reportes de Grande Desvio de Altitude (LHD – Large Height Deviation), da Auditoria de movimentos aéreos e da análise do Risco de Colisão Vertical que fundamentam parte das estratégias de segurança operacional das 34 Regiões de Informação de Voo (FIR – Flight Information Region) sob sua supervisão.
Relatório Comparativo 50 Aeródromos
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 01/2023
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 03/2023
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 04/2023
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 05/2023
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 06/2023
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 07/2023
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 08/2023
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 09/2023
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 10/2023
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 11/2023
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 12/2023
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 01/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 02/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 03/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 04/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 05/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 06/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 07/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 08/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 09/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 10/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 11/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 12/2024
Relatório KPA Previsibilidade - Pontualidade
- Relatório Comparativo de Tráfego KPA Previsibilidade - Pontualidade - 01/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego KPA Previsibilidade - Pontualidade - 02/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego KPA Previsibilidade - Pontualidade - 03/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego KPA Previsibilidade - Pontualidade - 04/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego KPA Previsibilidade - Pontualidade - 05/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego KPA Previsibilidade - Pontualidade - 06/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego KPA Previsibilidade - Pontualidade - 07/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego KPA Previsibilidade - Pontualidade - 08/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego KPA Previsibilidade - Pontualidade - 09/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego KPA Previsibilidade - Pontualidade - 10/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego KPA Previsibilidade - Pontualidade - 11/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego KPA Previsibilidade - Pontualidade - 12/2024
Relatório KPA Previsibilidade - Tempo de Voo
- Relatório Comparativo de Tráfego KPA Previsibilidade - Tempo de Voo - 07/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego KPA Previsibilidade - Tempo de Voo - 08/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego KPA Previsibilidade - Tempo de Voo - 10/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego KPA Previsibilidade - Tempo de Voo - 11/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego KPA Previsibilidade - Tempo de Voo - 12/2024
Relatório KPA Capacidade Pista
- Relatório Comparativo da KPA Capacidade de Aeródromo - 02/2024
- Relatório Comparativo da KPA Capacidade de Aeródromo - 03/2024
- Relatório Comparativo da KPA Capacidade de Aeródromo - 04/2024
- Relatório Comparativo da KPA Capacidade de Aeródromo - 05/2024
- Relatório Comparativo da KPA Capacidade de Aeródromo - 06/2024
- Relatório Comparativo da KPA Capacidade de Aeródromo - 07/2024
- Relatório Comparativo da KPA Capacidade de Aeródromo - 08/2024
- Relatório Comparativo da KPA Capacidade de Aeródromo - 09/2024
- Relatório Comparativo da KPA Capacidade de Aeródromo - 10/2024
- Relatório Comparativo da KPA Capacidade de Aeródromo - 11/2024
- Relatório Comparativo da KPA Capacidade de Aeródromo - 12/2024
Relatório Espaço Aéreo
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo Espaço Aéreo - 01/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo Espaço Aéreo - 02/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo Espaço Aéreo - 03/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo Espaço Aéreo - 04/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo Espaço Aéreo - 05/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo Espaço Aéreo - 06/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo Espaço Aéreo - 07/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo Espaço Aéreo - 08/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo Espaço Aéreo - 09/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo Espaço Aéreo - 10/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo Espaço Aéreo - 11/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo Espaço Aéreo - 12/2024
Relatório Previsões
- Relatório Comparativo de Previsões - 01/2024
- Relatório Comparativo de Previsões - 03/2024
- Relatório Comparativo de Previsões - 04/2024
- Relatório Comparativo de Previsões - 05/2024
- Relatório Comparativo de Previsões - 06/2024
- Relatório Comparativo de Previsões - 07/2024
- Relatório Comparativo de Previsões - 08/2024
- Relatório Comparativo de Previsões - 09/2024
- Relatório Comparativo de Previsões - 10/2024
- Relatório Comparativo de Previsões - 11/2024
- Relatório Comparativo de Previsões - 12/2024
Relatório KPA Eficiência Tempo de Táxi
- Relatório KPA Eficiência Tempo de Táxi - 05/2024
- Relatório KPA Eficiência Tempo de Táxi - 06/2024
- Relatório KPA Eficiência Tempo de Táxi - 07/2024
- Relatório KPA Eficiência Tempo de Táxi - 08/2024
- Relatório KPA Eficiência Tempo de Táxi - 09/2024
- Relatório KPA Eficiência Tempo de Táxi - 10/2024
- Relatório KPA Eficiência Tempo de Táxi - 11/2024
- Relatório KPA Eficiência Tempo de Táxi - 12/2024
Relatório Comparativo 100 Aeródromos
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 01/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 02/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 03/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 04/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 05/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 06/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 07/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 08/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 09/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 10/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 11/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 12/2024
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 04/2023
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 05/2023
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 06/2023
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 07/2023
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 08/2023
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 09/2023
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 10/2023
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 11/2023
- Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo - 12/2023
Relatório Comparativo 100 Aeródromos Detalhado
- Relatório Comparativo 100 Aeródromos Detalhado - 01/2024
- Relatório Comparativo 100 Aeródromos Detalhado - 02/2024
- Relatório Comparativo 100 Aeródromos Detalhado - 03/2024
- Relatório Comparativo 100 Aeródromos Detalhado - 04/2024
- Relatório Comparativo 100 Aeródromos Detalhado - 05/2024
- Relatório Comparativo 100 Aeródromos Detalhado - 06/2024
- Relatório Comparativo 100 Aeródromos Detalhado - 07/2024
- Relatório Comparativo 100 Aeródromos Detalhado - 08/2024
- Relatório Comparativo 100 Aeródromos Detalhado - 09/2024
- Relatório Comparativo 100 Aeródromos Detalhado - 10/2024
- Relatório Comparativo 100 Aeródromos Detalhado - 11/2024
- Relatório Comparativo 100 Aeródromos Detalhado - 12/2024
Relatório KPA Capacidade Setores
Relatório Comparativo 100 Aeródromos Aviação Geral
Lista de Rotas Preferenciais/Alternativas - 08/02/2025
Lista de Rotas Preferenciais/Alternativas - 08/02/2025
Histórico - Plano de Operações
Relatório de Infraestrutura de Aeroportos
Análise Semanal
Vagas para Alternados
Planejamento concluído na fase pré-tática, baseado em hipóteses desenvolvidas na fase estratégica, cujo objetivo é otimizar a eficiência do Sistema de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) e balancear demanda e capacidade.
Acompanhe o planejamento para períodos de feriados, férias, CARNAVAL, NATAL e ANO NOVO.
Os procedimentos de contingência são aqueles a serem adotados em eventos específicos, de média ou longa duração, e que podem gerar impactos na malha aérea do país.
O RPL é o Plano de Voo relativo a uma série de voos regulares, com base no registro dos serviços de transporte aéreo, que se realiza frequentemente, com idênticas características básicas, apresentado pelo explorador para retenção e uso repetitivo pelos órgãos ATS.
Acompanhe neste submódulo os horários recomendados para Inspeção em Voo
Situação ATFM
RPL vigente em
Janela de Inspeção em Voo
Aba Recursos -> Plano de Operações - Retomada COVID-19 -> Análise Semanal -> Dashbord Power BI -> Plano de Operações - Retomada COVID-19 -> Parte I - Visão Geral Semanal -> Inspeção em Voo
O Briefing Diário ATFM tem por objetivo manter a segurança e otimizar o fluxo de tráfego aéreo no espaço aéreo brasileiro, com base nos cenários previstos diariamente.
Painéis de controle para monitoramento, consultas e planejamento, a fim de contribuir no processo decisório nos níveis estratégico, tático e operacional.
Acompanhe o planejamento para períodos de feriados, férias, CARNAVAL, NATAL e ANO NOVO.
Os procedimentos de contingência são aqueles a serem adotados em eventos específicos, de média ou longa duração, e que podem gerar impactos na malha aérea do país.
O RPL é o Plano de Voo relativo a uma série de voos regulares, com base no registro dos serviços de transporte aéreo, que se realiza frequentemente, com idênticas características básicas, apresentado pelo explorador para retenção e uso repetitivo pelos órgãos ATS.
O Plano de Desvios em Condições Meteorológicas Severas (SWAP) tem por objetivo orientar em nível estratégico as ações adotadas no nível tático por ocasião de cenários operacionais com condições meteorológicas severas que impliquem na necessidade de evitar um determinado espaço aéreo mantendo níveis mínimos de eficiência operacional no SISCEAB.
Central de Facilitação da Associação Brasileira de Aviação Geral - ABAG
Contato: +55 0800 591 9358 (WhatsApp)
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 08h as 18h
Serviço gratuito.
O Plano de Desvios em Condições Meteorológicas Severas (SWAP) tem por objetivo orientar em nível estratégico as ações adotadas no nível tático por ocasião de cenários operacionais com condições meteorológicas severas que impliquem na necessidade de evitar um determinado espaço aéreo mantendo níveis mínimos de eficiência operacional no SISCEAB.
Informações meteorológicas que visam apoiar toda a comunidade aeronáutica na vigilância e previsões meteorológicas para auxiliar no planejamento e execução dos serviços ATM.
![Sistema de Tempo Severo Convectivo Sistema de Tempo Severo Convectivo](http://portal.cgna.decea.mil.br/files/abas/2016-05-16/painel_redemet/0940-painel_situacao_redemet_stsc.png)
O Sistema de Tempo Severo Convectivo - STSC tem por objetivo a localização e o monitoramento de células convectivas em seu estágio mais ativo, nuvens cumulonimbus (CB), que devido ao seu desenvolvimento vertical impactam consideravelmente o espaço aéreo e assim a operação das aeronaves em voo. A taxa de atualização é sempre inferior a 3 minutos. Esta rápida atualização visa, em especial, atender diretamente aos sistemas de Gerenciamento e Controle do Tráfego Aéreo. Cada célula convectiva identificada é registrada e contempla suas demais características associadas como a posição geográfica, horário e fonte originadora (Radar e/ou DEA - Descargas Elétricas Atmosféricas). A interface WEB, disponível na REDEMET, possibilita visualizar a posição reinante das células convectivas. Cada célula corresponde a uma circunferência com diâmetro de 10km, cuja marcação interna corresponde ao dado base utilizado para classificar a respectiva formação, que pode ser DEA e/ou Radar.
![Monitoramento Obras/Inoperâncias Monitoramento Obras/Inoperâncias](http://portal.cgna.decea.mil.br/files/abas/2016-06-23/painel_obras_e_inoperancias/1225-painel_obras_e_inoperancias.png)
O Monitoramento de Obras e Inoperâncias tem por objetivo divulgar informações de NOTAM sobre obras e/ou inoperâncias de auxílios à navegação aérea vigentes em 39 aeroportos brasileiros pré-selecionados, bem como, relatar os possíveis níveis de impactos que poderão ser gerados por tais ocorrências.
Apresentação Obras - SDU - CHG
Sem informações no momento.
A agenda de eventos permite o acompanhamento da programação diária, mensal a anual de reuniões, fóruns e debates.
Áreas de Jurisdição C-AIS
WebRadar
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Medidas ATFM
Monitoramento Obras/Inoperâncias
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Capacidade de Pista
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Situação ATFM
RPL vigente em
Publicações
Fonte de informação oficial para referenciar todas as publicações oficiais convencionais e não convencionais em vigor aprovadas pelo DECEA.
Legislações
- ICA 100-22 - Serviço de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo
- ICA 100-41 - Regras de Alocação de Slot para Aviação Geral em Aeródromos Coordenados
- ICA 102-5 - Endereçamento de Aeronaves
- MCA 100-14 - Capacidade do Sistema de Pistas
- MCA 100-17 - Capacidade de Setor ATC
- NOGEF - Normas Operacionais do Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo
Formulários
Anuário Estatístico
O Anuário Estatístico de Tráfego Aéreo contém um valoroso acervo de dados estatísticos que transmite ao leitor informações quantitativas confiáveis sobre o cenário atual da aviação no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Os dados disponibilizados permitem identificar padrões de comportamento, como tendência e sazonalidade, existentes nos aeroportos e no espaço aéreo brasileiro.
Confira, a seguir, os anuários disponíveis:
Acompanhe a relação das sextas-feiras mais congestionadas no ano e os planejamentos para os principais períodos de feriados, férias, CARNAVAL, NATAL e ANO NOVO.
Os procedimentos de contingência são aqueles a serem adotados em eventos específicos, de média ou longa duração, e que podem gerar impactos na malha aérea do país.
O RPL é o Plano de Voo relativo a uma série de voos regulares, com base no registro dos serviços de transporte aéreo, que se realiza frequentemente, com idênticas características básicas, apresentado pelo explorador para retenção e uso repetitivo pelos órgãos ATS.
Projetos de curto, médio e longo prazos objetivando melhorias para todos os usuários do espaço aéreo brasileiro.
Situação ATFM
RPL vigente em
Acompanhe o planejamento para períodos de feriados, férias, CARNAVAL, NATAL e ANO NOVO.
Os procedimentos de contingência são aqueles a serem adotados em eventos específicos, de média ou longa duração, e que podem gerar impactos na malha aérea do país.
O RPL é o Plano de Voo relativo a uma série de voos regulares, com base no registro dos serviços de transporte aéreo, que se realiza frequentemente, com idênticas características básicas, apresentado pelo explorador para retenção e uso repetitivo pelos órgãos ATS.
Informações meteorológicas que visam apoiar toda a comunidade aeronáutica na vigilância e previsões meteorológicas para auxiliar no planejamento e execução dos serviços ATM.
Apresentam as análises do que foi planejado e executado, pontuando aspectos positivos e negativos objetivando planejamentos futuros.
Situação ATFM
Medidas ATFM Data Alvo:
Relatórios Semanais
Análise de Pós-Operações
Relatórios Mensais - Informe Mensal de Movimentos Aéreos
Grandes Eventos
- Copa América 2019
- Jogos Paralímpicos Rio 2016
- Jogos Olímpicos Rio 2016
- Copa do Mundo FIFA 2014
- Jornada Mundial da Juventude Rio 2013
- Copa das Confederações FIFA 2013
- Rio +20